quinta-feira, 23 de junho de 2011

20/06/11 Folha de São Paulo - Prefeitura de São Paulo está sendo investigada por supostos crimes DE MAUS TRATOS cometidos contra animais no CCZ





Ministério Público Criminal abre inquérito policial contra Prefeitura de São Paulo para encontrar responsáveis por crueldades contra animais no Centro de Controle de Zoonoses.

Pela primeira vez na história a Prefeitura de São Paulo está sendo investigada por supostos crimes DE MAUS TRATOS cometidos  contra animais no CCZ, o caso foi denunciado no Ministério Público Criminal e a denuncia foi acatada. Foi instaurado o inquérito policial para descobrir os responsáveis.

O inquérito policial 229/11 foi instaurado na delegacia de meio ambiente, por solicitação do Promotor de Justiça Criminal Srº José Romão de Siqueira Neto. É a primeira vez que isso acontece

Vale frisar que outro inquérito civil foi aberto no Ministério Público de Meio Ambiente, IC 57/09

Em Maio e 2009 a coordenadora do PROBEM, Dra Rita de Cássia Garcia, fez uma proposta aos defensores onde propunha retirar todos os cães desta ala e enviar para hoteis com cinotécnicos, para ressocializá-los e reinserí-los na sociedades, iniciaria também uma campanha de castração e identificação prioritária para estes animais. A promessa não saiu do papel.

Temos um laudo de uma perita criminal e laudos de eutanásia em animais que foram mortos por auto mutilação por estresse de confinamento, entre outros também juntados no processo, que confirmam a situação de crueldade a que os animais são submetidos.

Os cães de grande porte (pitbulls, rotweilleirs, são bernardos e outros), cerca de 136, são confinados em canis que medem 80cmX1, 10m, numa ala fria, úmida e sem Sol.

Em 2010 a Prefeitura enviou ao CCZ uma verba de 14 milhões de reais, porém cerca de 13 milhões foram devolvidos pela COVISA aos cofres públicos, sem que as reformas necessárias fossem realizadas.


A materia foi publicada na Folha de São Paulo.
São Paulo, segunda-feira, 20 de junho de 2011 
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Mônica Bergamo

bergamo@folhasp.com.br
VIDA DE CÃO Publicar postagem
A Polícia Civil de SP instaurou inquérito para apurar supostos maus-tratos a animais no Centro de Controle de Zoonoses da prefeitura. Laudo de uma bióloga diz que pitbulls e rotweillers vivem numa ala "escura, úmida e mal ventilada". As baias, pequenas e dispostas umas em frente às outras, limitam seus movimentos e obrigam o contato visual com outros animais, provocando estresse e "agressão mental".

CÃOMINHADAS 
O centro diz que os canis contam há um mês com solários. Neles, os bichos andam até 50 minutos por dia, em horários alternados, para reduzir os danos do contato visual. O problema é que o espaço não foi projetado para alojar os cães por longos períodos -eles ficam hospedados até serem adotados. E a construção é da época em que os animais eram sacrificados, prática hoje proibida.

com DIÓGENES CAMPANHALÍGIA MESQUITATHAIS BILENKY eCHICO FELITTI

http://www1.folha.uol.com.br/fsp/ilustrad/fq2006201107.htm

Nenhum comentário:

Postar um comentário