sexta-feira, 29 de abril de 2011

Quem somos

CPA - COMISSÃO DE PROTEÇÃO AOS ANIMAIS

No inicio de Março, depois de uma série de denúncias de maus tratos e abusos ocorridos dentro do CCZ de São Paulo (Vídeos 1, 23456), um grupo de protetores resolveu reunir-se para fazer algo.

Defensores de diferentes segmentos dentro da causa animal, encontraram-se e chegaram à conclusão de que o melhor a ser feito seria uma manifestação na porta do órgão público: CCZ: MUDA OU FECHA.

Durante semanas o mesmo grupo discutiu cada detalhe do evento, que tinha como principal foco a saída do gerente do órgão, pois já havia sido comprovada sua negligencia com os animais.

No dia 29 de Abril, a manifestação CCZ: MUDA OU FECHA juntou cerca de mil pessoas, de vários segmentos da sociedade, todas com o mesmo intuito, reivindicar mudanças em relação ao descaso com os animais da cidade de São Paulo, principalmente dentro do CCZ.

A primeira sinalização de mudanças por parte da prefeitura foi o lançamento do Programa de Proteção e Bem-Estar de Cães e Gatos (Probem) na Comissão de Estudos da Câmara de Vereadores de São Paulo, com a contratação da Drª Rita Garcia. Em seguida reuniões se sucederam na COVISA, a fim de discutir os problemas internos do CCZ, e também as sugestões dos protetores para questões diversas.

Poucas semanas depois iniciou-se a Cãominhada aos Domingos, a primeira Cãominhada ocorreu dia 17 de maio de 2009, com Drª Rita, Dr. Eduardo Jorge e família, Regiane Francelli, Renato Bacci e Thiago (3 voluntários). e em seguida o pessoal da Natureza em Forma iniciou o projeto de banho e tosa dos animais. Foi criado então o grupo: AMIGOS DOS BICHOS DO CCZ, porém isso era muito pouco diante das necessidades.

O mesmo grupo chegou a conclusão de que mudanças necessárias e urgentes para a cidade, em relação ao tratamento dispensado à problemática dos animais, deveriam ser formalmente discutidas com o poder público, e iniciou a elaboração de um documento que sintetizou as principais necessidades da causa.

Este grupo iniciou então um chamado para uma Assembleia de Defensores de Animais que aconteceu em 06/07/09 onde, além de discutirem com a participação dos presentes o documento que seria entregue à COVISA e à Secretaria de Saúde, também uma comissão, com 8 eleitos e 8 suplentes, foi eleita para representá-los nas negociações juntos à Prefeitura e órgãos competentes, os eleitos são:

Altina Mabelini - Tribuna Animal
Ângela Caruso - Quintal de São Francisco
Denise Valente - Direito Animal
Jorge Pereira - Adestrador e Cinotecnico
Lílian Rockenbach - Protetores Independentes
Lito Fernandez - Natureza em Forma
Lourdes Longo - Protetores Independentes
Mirian Cabral – APAA
Nina Rosa Jacob - Instituto Nina Rosa
Priscila Tessuto - Veddas
Regiane Francelli - Fórum Nacional de Proteção Animal
Renato Bacci - Natureza em Forma
Sandra Marelli - Clube das Pulgas

Somente os membros destacados em negrito continuam fazendo parte do grupo.

O documento foi entregue em 24/06/09 à COVISA.

No dia 01/07/09 o prefeito Gilberto Kassab anunciou o Programa de Proteção e Bem-Estar de Cães e Gatos (Probem). Ao todo, entre campanha publicitária, obras e castração de animais, a prefeitura deve investir R$ 9,2 milhões em 2009.

  • 100 mil castrações/ano
  • Construção do núcleo de Proteção e Bem Estar Animal dentro das dependências do CCZ
  • Descentralização do núcleo de atendimento com a construção de 4 novas unidades regionais 
  • Aquisição de 50 mil microchips 
  • Site para conscientizar a população e incentivar a posse responsável www.prefeitura.sp.gov.br/probem

Muitos dos projetos apresentados pelo prefeito estão contemplados no documento, mas muitos outros ainda deverão ser dicutidos.

O Grupo está se reunindo periodicamente à noite, na Av. Paulista, espaço do Natureza em Forma e não só discutindo estratégias de ação, como preparando documentos que estão sendo protocolados no CCZ/COVISA e PROBEM.

Ainda durante as reuniões semanais , os membros da comissão chegaram à conclusão que outro documento, desta vez contemplando mudanças internas para o CCZ da capital, deveria ser elaborado e uma nova negociação deveria ser iniciada.

No dia 26/08/09 aconteceu uma reunião no órgão público onde problemas internos foram abordados e discutidos, e o documento de sugestões para procedimentos internos foi entregue:



Também, os membros do Grupo estão participando de vários momentos e tarefas que demandam de tempo e muita vontade de AJUDAR.

Alguns membros do grupo estão trabalhando na Cãominhada dominical, nas capacitações e discussões, outros na Semana Circuito Animal para Outubro, outros no banho e tosa, outros ainda como voluntários no dia-a-dia no CCZ, outros empenhados nas doações dos animais do CCZ, outros tentando implementar projetos para melhorar a qualidade de vida e incentivar as adoções dos animais e ainda fazendo reuniões com outros espaços e Secretarias, como Educação, Verde e Meio Ambiente, Subprefeituras etc.

A comissão ainda tem muito o que reivindicar pelos animais, mas está trabalhando de forma pontual e continuará trabalhando para conseguir mudanças efetivas em relação à defesa dos animais da cidade de São Paulo.


Você tem alguma informação?
Quer falar conosco?
Envie um email para:


amigosdosbichosdoccz@gmail.com



5 comentários:

  1. É uma vergonha o descaso em relação aos animais no Brasil. Parece que as pessoas preferem fingir que não enxergam e que não escutam as coisas ao cobrar um direito desses seres maravilhosos que nem têm como falar, se defender. Vamos lutar pessoal! Mesmo sendo em poucos, vamos em frente!

    ResponderExcluir
  2. MUITO TRISTE DE SE VER,AQUI NA CIDADE DE SJC AO MESMO ACONTECE,POLITICAGEM,CORRUPÇÃO,FALTA DE CARATER,FALTA DE AMOE E PENSAR QUE MORREU ACABOU POIS ESTÃO ENGANADOS...ESTOU MUITO TRISTE PELA DOR DESSES ANJINHOS.IREI REPASSAR PARA MEUS CONTATOS,BOA SORTE PARA TODOS NÓS.

    ResponderExcluir
  3. ... as pessoas não estão preocupadas com coisas que não estão na mídia, que não estão ao alcance do seus olhos, coisas que ninguém vê, não dá voto.e quando se vê, dá dor e tristeza, e isso ninguém quer sentir, daí é melhor fingir que não existe.Por isso eles ficam bem escondidos, confinados nesses boxes, onde ninguém quer ir.
    A causa animal, não traz voto pra político, não arrecada dinheiro para o estado... Quem abraça a causa animal, abraça por amor a Deus, criador de todos os animais.

    ResponderExcluir
  4. Eu tenho vergonha de viver num pais, em que o obvio é descartado como nada!!!!
    Quem respeita a Deus, tem sentimento de amor pelas obras de suas maos!!!!Mas respeitar aos animais, é independente de amar...é obrigacao, de qualquer besta ignorante que se intitula ser humano!!!Pessoas que tem a capacidade de fazer sofrer um ser inocente,sao despreziveis aos olhos de Deus e hao de pagar caro por isso!!!!






    ser humano, e nada mais e que um ser cruel covarde e desumanao!que brinca e debocha de Deus quando se e cruel com seres indefesos

    ResponderExcluir
  5. Fiquei estarrecido com a crueldade aplicada a esse animal, que teve sua foto publicado na Folha. Mesmo morto, a expressão é de pedir punição a quem fez essa crueldade ao próprio. Se existisse leis sérias nesse país, não víamos tantas crueldade a animais, seres humanos e bandidagem assolando o território nacional. Infelizmente temos que suportar essas atrocidades.

    ResponderExcluir